24 Abril 2019
O SILÊNCIO DOS OUTROS, RETRATO DA LUTA DAS VÍTIMAS DO FRANQUISMO, ESTREIA A 25 DE ABRIL
O Silêncio dos Outros, retrato da luta das vítimas do franquismo, e um dos mais importantes e premiados documentários do ano estreia no dia 25 de Abril no âmbito do 6.doc, uma iniciativa do DocLisboa com o Cinema Ideal, depois de exibido na última edição do festival.

Produzido por Pedro Almodóvar e realizado por Almudena Carracedo e Robert Bahar, o filme conquistou, nos prémios mais importantes do cinema espanhol, o Goya de Melhor Documentário e venceu o Prémio do Público da secção Panorama no Festival de Berlim. 

O filme estreia a 25 de Abril no Cinema Ideal, em Lisboa, e no Alma Shopping, em Coimbra

E em parceria com a mostra de cinema Desobedoc, terá diversas sessões especiais: 
Porto (dia 25, às 21h30 no CCOP, com a presença de um dos protagonistas do filme, Chato Galante e Amelia Martínez-Lobo da Fundação Rosa Luxemburgo – Madrid);
Tavira (5 de Maio, às 21h30, no Clube de Tavira);
Covilhã (9 de Maio, às 21h00 n’A Tentadora);
Coimbra (11 de Maio, às 21h30 no Teatro da Cerca de S. Bernardo com apresentação de Francisco Louça e António Pedro Pita).

O Silêncio dos Outros mostra a luta épica das vítimas dos 40 anos da ditadura de Franco, em Espanha, que continuam hoje a procurar justiça. Filmado ao longo de 6 anos, o filme acompanha várias vítimas e sobreviventes, enquanto organizam o "Processo Argentino" e enfrentam uma amnésia imposta pelo Estado perante crimes contra a Humanidade num país, que após quatro décadas de democracia, continua dividido.