19 Julho 2012
OBRAS-PRIMAS DE BÉLA TARR EM DVD EM OUTUBRO
Em Outubro, a edição em DVD de O Cavalo de Turim será acompanhada pelos primeiros volumes da obra completa de Béla Tarr em DVD que a Midas editará: O Tango de Satanás, As Harmonias de Werckmeister  e Danação.

O Tango de Satanás é a obra-prima de Béla Tarr. Com a chegada do fim do Comunismo, uma quinta comunitária desagrega-se. Algumas pessoas querem partir com o dinheiro que vão receber. Mas o regresso de Irimias, desaparecido há mais de dois anos e que todos pensavam morto, vai perturbar os acontecimentos.

Em As Harmonias de Werckmeister, numa pequena cidade de província, centenas de homens esperam, apesar das temperaturas negativas, ver uma baleia embalsamada. Vieram pessoas de todo o país para ver o animal e a presença de estranhos está a destabilizar a vida da pequena cidade. As relações começam a mudar, os mais ambiciosos tentam aproveitar-se da situação, enquanto os restantes se afundam em incertezas.

Danação é o filme que trouxe o reconhecimento mundial a Tarr. É a história de Karrer, um desgraçado que se apaixona por uma cantora de cabaret casada numa cidade mineira húngara. Sonha com uma vida melhor com ela e acaba por envolver o marido num esquema, para conseguir mais tempo com a mulher, mas o plano corre mal.

O Cavalo de Turim, foi o primeiro filme de Béla Tarr a estrear comercialmente em Portugal de Béla Tarr, um dos nomes mais singulares do cinema europeu contemporâneo e a estreia foi considerada como um dos acontecimentos do ano. O filme continua em exibição no UCI El Corte Inglés (Lisboa) e UCI Arrábida (Porto).