28 Junho 2016
PACKS DE BÉLA TARR EM PROMOÇÃO NO CINEMA IDEAL
Por ocasião da vinda do cineasta Béla Tarr à Cinemateca Portuguesa, a Midas Filmes em parceria com o Cinema Ideal terá nas próximas duas semanas os dois packs com a obra quase integral do realizador à venda por apenas 40 euros.

O primeiro pack tem os filmes: O Tango de Satanás, As Harmonias de WerckmeisterDanação e O Cavalo de Turim. O segundo pack inclui os filmes: O Ninho Familiar, Relações Pré-Fabricadas, Hotel Magnezit, Almanaque de Outono, Macbeth, Viagem pela Planície e Prólogo. Uma oportunidade de comprar as obras-primas do realizador a um preço excepcional, à venda no Cinema e no Salão Ideal.

O Tango de Satanás
é a obra-prima de Béla Tarr. Com a chegada do fim do Comunismo, uma quinta comunitária desagrega-se. Algumas pessoas querem partir com o dinheiro que vão receber. Mas o regresso de Irimias, desaparecido há mais de dois anos e que todos pensavam morto, vai perturbar os acontecimentos.

Em As Harmonias de Werckmeister, numa pequena cidade de província, centenas de homens esperam, apesar das temperaturas negativas, ver uma baleia embalsamada. Vieram pessoas de todo o país para ver o animal e a presença de estranhos está a destabilizar a vida da pequena cidade. As relações começam a mudar, os mais ambiciosos tentam aproveitar-se da situação, enquanto os restantes se afundam em incertezas.

Danação
é o filme que trouxe o reconhecimento mundial a Tarr. É a história de Karrer, um desgraçado que se apaixona por uma cantora de cabaret casada numa cidade mineira húngara. Sonha com uma vida melhor com ela e acaba por envolver o marido num esquema, para conseguir mais tempo com a mulher, mas o plano corre mal.

O Cavalo de Turim
foi o primeiro filme de Béla Tarr a estrear comercialmente em Portugal de Béla Tarr, um dos nomes mais singulares do cinema europeu contemporâneo e a estreia foi considerada como um dos acontecimentos do ano.

O Ninho Familiar
, primeiro filme de Tarr é o retrato puro e duro de uma numerosa família que partilha um pequeno apartamento durante uma crise no mercado nacional de habitação. O excesso de pessoas a viver na mesma casa cria uma pressão no casamento de Laci, um soldado que acaba de ser dispensado do exército, e da sua mulher Irén, que passa os dias à procura de uma casa para ambos. O Ninho Familiar oferece uma pungente crítica ao patriarcado e revela os primeiros indícios da mestria inata de Tarr.

Relações Pré-Fabricadas
é o retrato de um jovem casal de classe média, que nos aproxima das emoções mais cruas que o mistério do amor faz brotar à medida que se vai revelando. Filmado em blocos "pré-fabricados" de bairros de habitação pública, a narrativa é simultâneamente uma visão clara sobre uma relação amorosa e um retrato surrealista de um determinado contexto histórico e social.

Em Hotel Magnezit, numa casa de operários, um homem é acusado de roubar. É despedido da fábrica onde trabalha e obrigado a sair da propriedade.

Almanaque de Outono é o retrato de quatro pessoas que partilham o tecto com a proprietária do apartamento e se desdobram em esquemas e manipulações, neste drama caseiro que une a temática do realismo social abordado nos primeiros filmes de Tarr a um posterior brio estilístico.

Macbeth
é a adaptação de Macbeth por Béla Tarr. Preserva a tensão do original reiventando a luz e o espaço cénico. O actor húngaro Gyorgy Cserhalmi interpreta o icónico papel principal, acompanhado por assombrosos close-ups que descobrem o espírito conflituoso e atormentado da personagem.

Em Viagem pela Planície, Mihály Víg introduz o espectador ao universo dos poemas de Sándor Petöfi, numa homenagem ao poeta húngaro.

Prólogo
é filmado num sublime preto e branco e acompanhado pela música de Mihály Víg. Foi a contribuição de Béla Tarr para o projecto Visions of Europe.