28 Janeiro 2020
PARA SAMA, nomeado para o Oscar, antestreia na 2ª MOSTRA DE CINEMA: CASA DA IMPRENSA | IDEAL
Para Sama, de Waad Al-Kateab e Edward Watts, nomeado ao Oscar de Melhor Documentário e Prémio de  Melhor Documentário ( L'Oeil d'Or) no Festival de Cannes, antestreia na 2ª Mostra de Cinema: Casa da Imprensa | Ideal, na quinta-feira, dia 30 de Janeiro, às 18h45 e estreará em breve. 

Sob o mote Século XX: Guerra História Memória, a Mostra irá antestrear uma série de filmes que percorrem a História de intolerância e conflito que abalou o século passado, retratando as duas guerras mundiais, o nazismo e o Holocausto, as ditaduras dos anos 60/70 (o Brasil) e o drama mais recente da guerra civil na Síria.

Os bilhetes para a sessão já estão à venda e custam 3,5 euros. 

Para Sama é simultaneamente uma viagem íntima e épica pela experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para a sua filha, o filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, enquanto ela se apaixona, casa e tem a filha Sama, tudo à medida que o conflito devastador cresce à sua volta. A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência enquanto Waad se debate com uma escolha impossível: fugir ou não da cidade para proteger a vida da filha, quando sair significa abandonar a luta pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto.

Veja aqui o trailer.