03 Abril 2017
“Paula Rego, Histórias & Segredos” - Filme sobre Paula Rego estreia nos cinemas a 6 de Abril
Com um conjunto de iniciativas de homenagem a uma das grandes artistas portuguesas contemporâneas

Uma antestreia de homenagem na Fundação Calouste Gulbenkian, a inauguração de uma nova exposição no museu  Casa da Histórias Paula Rego e um ciclo na Cinemateca Portuguesa com Carta Branca à artista, acompanham a estreia de um notável documentário sobre a sua vida e obra, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista, que contará ainda com o apoio da RTP.

Paula Rego, Histórias & Segredos, um poderoso retrato da artista realizado pelo seu filho, o cineasta Nick Willing estreia em Portugal a 6 de Abril, distribuído pela Midas Filmes. A antestreia – que será aberta ao público contará com a presença da artista e do realizador – e terá o patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República - terá lugar no dia 4 de Abril, às 19h00, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Para além da estreia do filme, Paula Rego terá também uma nova exposição na Casa das Histórias, com 80 obras da artista e do seu marido Victor Willing, algumas das quais serão vistas pela primeira vez em Portugal; e uma Carta Branca de dez filmes na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
O filme será depois editado em DVD pela Midas e exibido na RTP ainda este ano.

Paula Rego, Histórias & Segredos estreia a 6 de Abril em Lisboa, Porto e Cascais, e será também apresentado a 8 de Abril, em simultâneo e à mesma hora em mais uma dúzia de cidades e cinemas no sábado 8 de Abril (sendo também mostrado na Casa das Histórias).
A estreia terá assim lugar no Cinema Ideal, em Lisboa, no Cinema da Villa, em Cascais, e no Cinema Passos Manuel, no Porto. O tributo nacional à artista, no sábado, dia 8 de Abril, às 19h00 - com a colaboração da NOS CINEMAS - terá sessões do filme em Aveiro (Fórum Aveiro), Braga (Braga Parque), Coimbra (Alma Shopping), Figueira da Foz (Foz Plaza), Funchal (Fórum Madeira), Oeiras (Oeiras Parque), Tavira (Gran-Plaza), Vila Real (Nosso Shopping), Viseu (Palácio do Gelo).

O filme tem também já apresentações programadas em Castelo Branco (Cineteatro Avenida, 6 de Abril), Beja (Teatro Pax Julia, 8 de Abril), Vila do Conde (Museu de Arte Contemporânea – Centro de Memória de Vila do Conde, 8 de Abril) e Moita (Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, 26 de Abril), sendo depois mostrado um pouco por todo o país.

Paula Rego, Histórias & Segredos, nos cinemas. Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida excepcional, uma vida de luta contra o fascismo, um mundo da arte misógino e a depressão.
Nascida em Portugal, um país sobre o qual o pai lhe disse que não era bom para as mulheres, Rego usou as suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher como o direito ao aborto. Mas, acima de tudo, as suas pinturas são um vislumbre críptico sobre um mundo íntimo de tragédia pessoal, fantasias perversas e verdades constrangedoras.
Nick Willing combina um grande arquivo de filmes caseiros e fotografias de família com entrevistas que percorrem 60 anos de vida e imagens de Rego a trabalhar no seu estúdio. E o resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo.

Paula Rego: Histórias & Segredos - Casa das Histórias Paula Rego, Cascais
Com curadoria de Nick Willing e Catarina Alfaro, a exposição inaugura a 7 de Abril e decorre até 17 de Setembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Terá cerca de 80 obras (pinturas e desenhos) de Paula Rego e do seu marido Victor Willing.
Ocupa as sete salas do museu e muitas das obras serão apresentadas publicamente pela primeira vez.
Esta exposição parte assumidamente de um registo, íntimo e pessoal sobre uma das mais importantes artistas contemporâneas que o filme Paula Rego, Histórias e Segredos, realizado por Nick Willing, apresenta. É a partir da reflexão sobre as experiências vividas que o pensamento artístico de Paula Rego se constrói, sendo a sua vida e a sua obra realidades inseparáveis. É, por isso, uma exposição de carácter biográfico e que introduz a espacialização das memórias e referências identitárias da artista. São as histórias e os segredos de Paula Rego que se revelam através de obras e sob a forma de testemunhos da artista sobre o seu contexto criativo — as histórias que aquela obra, em particular, conta — ou, num plano mais profundo, o dos segredos, em que a obra é apresentada enquanto depositária de uma verdade escondida que só à artista diz respeito, mas que é também própria da essência humana porque ela é sempre o seu tema e o seu elemento fundador.
Para além das suas obras mais marcantes – como As Criadas, A Prova, a série O Crime do Padre Amaro, A Casa de Celestina, O Pescador, ou a série sobre o aborto –, e outras nunca antes vistas publicamente – como a série Depressão, constituída por 12 obras datadas de 2007 – é apresentada uma série de objectos pessoais de Paula Rego. Aqui incluem-se os livros da sua infância que se tornaram referências essenciais para o desenvolvimento das suas narrativas figurativas, documentos fotográficos e fílmicos, bem como obras da sua colecção e diversos elementos do seu atelier, tornando o contexto criativo da artista tangível, actual e interactivo.

Carta Branca a Paula Rego A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema associa-se também a esta homenagem a Paula Rego, acolhendo um conjunto de filmes escolhidos pela artista, uma “Carta Branca” composta por dez títulos que, por diferentes motivos, mais ou menos evidentes, marcaram a artista e a sua obra. O programa abre com a apresentação de Black Narcissus de Powell e Pressburger na quarta-feira, dia 5 de Abril, às 19h00 e contará também, entre outros filmes, com sessões de Branca de Neve e os Sete Anões de Walt Disney, Julieta dos Espíritos de Fellini, Tudo sobre a minha Mãe de Almodóvar e Aldeia Da Roupa Branca de Chianca de Garcia.

Programa
Black Narcissus (Quando os Sinos Dobram), Michael Powell / Emeric Pressburger, Reino Unido, 1946
Qua, 5 de Abril às 19h00, Sala M. Félix Ribeiro     
Snow White And The Seven Dwarfs (Branca de Neve e os Sete Anões), Walt Disney, EUA, 1937
Seg, 10 de Abril às 19h00, Sala M. Félix Ribeiro     
Los Olvidados, Luís Buñuel, México, 1950
Qui, 13 de Abril às 15h30, Sala M. Félix Ribeiro     
La Ronde, Max Ophuls, França 1950
Seg, 17 de Abril às 21h30, Sala M. Félix Ribeiro      
Giulietta Degli Spiriti (Julieta dos Espíritos), Federico Fellini, Itália/França, 1965
Ter, 18 de Abril às 19h00, Sala M. Félix Ribeiro       
Barry Lyndon (Barry Lyndon), Reino Unido, 1975
Qua, 19 de Abril às 21h30, Sala M. Félix Ribeiro     
Breaking The Waves (Ondas de Paixão), Lars von Trier, Dinamarca, França, Holanda, 1996
Qua, 26 de Abril às 21h30, Sala M. Félix Ribeiro   
Todo Sobre Mi Madre (Tudo Sobre a Minha Mãe), Pedro Almodóvar, Espanha/França, 1999
Qui, 27 de Abril às 19h00, Sala M. Félix Ribeiro
Aldeia Da Roupa Branca, Chianca de Garcia, Portugal, 1939
Sex, 28 de Abril às 18h30, Sala Luís de Pina
Tale Of Tales / Il Racconto Dei Racconti (O Conto dos Contos), Matteo Garrone, Itália/Reino Unido/França, 2015
Sex, 28 de Abril às 21h30, Sala M. Félix Ribeiro

Terça     4 Abril Fundação Calouste Gulbenkian
Quarta  5 Abril Cinemateca Portuguesa
Quinta  6 Abril Cinema Ideal
Sexta     7 Abril Casa das Histórias Paula Rego, Cascais

http://www.imdb.com/name/nm0932216/?ref_=fn_al_nm_1
http://www.casadashistoriaspaularego.com/en/