30 Abril 2020
PEDRO COSTA PREMIADO COM O PERSISTENCE OF VISION AWARD 2020
A San Francisco Film Society e o Festival Internacional de Cinema de São Francisco atribuíram o Prémio Golden Gate Persistence of Vision 2020 ao realizador Pedro Costa.
O Prémio Persistence of Vision celebra cineastas cuja obra vai para além das tradicionais fronteiras do cinema narrativo. Em anos passados, este prémio foi atribuído a artistas como Robert Frank, Matthew Barney, Johan van der Keuken, Kenneth Anger e Errol Morris.
Fundada em 1957, a San Francisco Film Society promove o Festival de Cinema São Francisco, o mais antigo festival de cinema das Américas.

“Desde o final dos anos 80, o realizador Português Pedro Costa tem desenvolvido um método de trabalho colectivo muito especial. Os seus parceiros criativos são os seus próprios actores; a sua singular identidade cinematográfica combina a observação e a reinvenção ficcional, numa forma que vai muito para além do documentário e que toca a vanguarda. 
Nas suas nove longas-metragens, Pedro Costa tem tratado as lutas quotidianas e espirituais das pessoas marginalizadas, demonstrando um incomparável domínio da luz e da sombra.”

Recorde-se que o mais recente filme de Pedro Costa, Vitalina Varela, estreado com grande sucesso em finais do ano passado, está já disponível nos videoclubes das televisões e na Filmin.

fotografia: @ Jussi Leinonen

https://sffilm.org/event/pedro-costa-pov-award-vitalina-varela/
https://sffilm.org/pedro-costa-in-the-dark-into-the-light/