26 Janeiro 2012
POLISSIA ESTREOU ESTA SEMANA COM O APLAUSO DA CRÍTICA
Polissia de Maïwenn estreou esta semana nos cinemas City Classic Alvalade, UCI El Corte Inglés, Zon Lusomundo Amoreiras, Dolce Vita Porto, UCI Arrábida e Dolce Vita Coimbra. O filme, um retrato comovente sobre o dia-a-dia de uma Brigada de Protecção de Menores, conquistou o Prémio do Júri em Cannes, tendo Maïwenn ganho o Prémio Lumière de Melhor Realização.

Polissia foi o filme da semana para a revista Time Out, considerando o crítico Luís Salvado que é uma “das grandes estreias do início do ano”. “Um filme duro mas humano, com uma energia visceral e interpretações de primeira água, com actores que se fundem nas personagens”.

Luís Miguel Oliveira no Ípsilon considera o filme “eficaz e credível” como “radiografia de um “lado negro” da sociedade francesa” e destaca o título: “a palavra “polícia” como se tivesse sido escrita por uma criança a debater-se com os mistérios da ortografia, é um achado, pela síntese e pela referência”.

Zara Soares na Le Cool escreve que Polissia “é todo ele um momento alto”. “Filme necessariamente pesado e brutalmente íntimo, a construção em blocos de POLISSIA cria uma realidade documental do universo tão complexo e delicado como o do abuso de menores. Não sendo uma obra para crianças, é com elas e sobre elas. Realizada de forma equilibrada e com atuações incisivas por parte de alguns dos mais conhecidos atores do público francês é uma incursão ao quotidiano da Brigada de Proteção de Menores. Revela uma visão politicamente consciente e esteticamente harmoniosa conseguida inesperadamente através de um ritmo frenético e incansável.”

Polissia retrata a rotina diária dos polícias da Brigada de Protecção de Menores: prender molestadores de crianças, apanhar miúdos que roubam carteiras e tagarelar sobre os relacionamentos pessoais ao almoço; interrogar pais abusivos, recolher depoimentos de crianças, enfrentar os excessos sexuais de jovens adolescentes, apreciar a solidariedade entre colegas e rir descontroladamente nos mais inusitados momentos. Saber que o ruim existe e saber viver com isso. Como é que estes polícias conseguem o equilíbrio entre as suas vidas pessoais e a realidade que enfrentam todos os dias?