27 Janeiro 2012
POLISSIA LIDERA NOMEAÇÕES AOS CÉSARS
Polissia, o filme de Maïween que estreou esta semana em Portugal lidera as nomeações aos Césars, os mais importantes galardões franceses, com 13 nomeações.

Um retrato comovente do dia-a-dia de uma Brigada de Protecção de Menores, Polissia foi um dos maiores êxitos em França em 2011 e está nomeado para Melhor Filme, Melhor Realização (Maïwenn), Melhor Actriz (2 nomeadas: Karin Viard e Marina Foïs), Melhor Actor Secundário (3 actores nomeados: Nicolas Duvauchelle, Joeystarr e Frédéric Pierrot), Melhor Actriz Secundária (Karole Rocher), Actriz Revelação (Naidra Ayadi), Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som.

Os Césars serão atribuídos no dia 24 de Fevereiro.

Polissia de Maïwenn estreou esta semana nos cinemas City Classic Alvalade, UCI El Corte Inglés, Zon Lusomundo Amoreiras, Dolce Vita Porto, UCI Arrábida e Dolce Vita Coimbra. O filme, um retrato comovente sobre o dia-a-dia de uma Brigada de Protecção de Menores, conquistou o Prémio do Júri em Cannes, tendo Maïwenn ganho o Prémio Lumière de Melhor Realização.

Polissia foi o filme da semana para a revista Time Out, considerando o crítico Luís Salvado que é uma “das grandes estreias do início do ano”. “Um filme duro mas humano, com uma energia visceral e interpretações de primeira água, com actores que se fundem nas personagens”.

Luís Miguel Oliveira no Ípsilon considera o filme “eficaz e credível” como “radiografia de um “lado negro” da sociedade francesa” e destaca o título: “a palavra “polícia” como se tivesse sido escrita por uma criança a debater-se com os mistérios da ortografia, é um achado, pela síntese e pela referência”.

Zara Soares na Le Cool escreve que Polissia “é todo ele um momento alto”. “Filme necessariamente pesado e brutalmente íntimo, a construção em blocos de POLISSIA cria uma realidade documental do universo tão complexo e delicado como o do abuso de menores. Não sendo uma obra para crianças, é com elas e sobre elas. Realizada de forma equilibrada e com atuações incisivas por parte de alguns dos mais conhecidos atores do público francês é uma incursão ao quotidiano da Brigada de Proteção de Menores. Revela uma visão politicamente consciente e esteticamente harmoniosa conseguida inesperadamente através de um ritmo frenético e incansável.”

Polissia retrata a rotina diária dos polícias da Brigada de Protecção de Menores: prender molestadores de crianças, apanhar miúdos que roubam carteiras e tagarelar sobre os relacionamentos pessoais ao almoço; interrogar pais abusivos, recolher depoimentos de crianças, enfrentar os excessos sexuais de jovens adolescentes, apreciar a solidariedade entre colegas e rir descontroladamente nos mais inusitados momentos. Saber que o ruim existe e saber viver com isso. Como é que estes polícias conseguem o equilíbrio entre as suas vidas pessoais e a realidade que enfrentam todos os dias?