19 Novembro 2015
PORTUGAL - UM DIA DE CADA VEZ no PortoPostDoc com a presença dos realizadores João Canijo e Anabela Moreira
Portugal - Um Dia de Cada Vez, o novo filme de João Canijo, realizado com Anabela Moreira, será exibido no PortoPostDoc, no Porto, que decorre de 1 a 8 de Dezembro.

O filme será exibido na quarta-feira, dia 2 de Dezembro, às 16h30, no cinema Passos Manuel e no sábado, dia 5 de Dezembro, às 22h30 no pequeno auditório do Rivoli, sendo esta última sessão apresentada pelos realizadores João Canijo e Anabela
à venda).

O filme tem também já sessões agendadas para Castelo Branco (Cineteatro Avenida, 10 de Novembro), Santarém (Teatro Sá da Bandeira, 18 de Novembro) e Tomar (Cine-Teatro Paraíso, 15 de Dezembro)

O filme teve a sua primeira apresentação na Competição Nacional do DocLisboa.

Numa viagem que percorre uma dúzia de aldeias, vilas ou lugares - desde o extremo interior Norte do país, através de Trás-os-Montes e do Alto Douro -, o filme é um retrato de gentes cada vez mais sós e esquecidas e que vivem o seu dia a dia, um dia de cada vez.  

Dois anos depois de É o Amor, este é mais um trabalho documental de grande fôlego, que faz parte de um projecto mais amplo e que será completado ao longo dos próximos anos (e que dará origem também a uma série de televisão de doze episódios de cinquenta minutos, que será vista na RTP).  

Resultado de um ano e meio de filmagens e de mais de trezentas horas de material, neste filme João Canijo e Anabela Moreira fazem um retrato extremamente agudo do Portugal do interior, destruído e abandonado, e do que ficou dos últimos quarenta anos, de paisagem física e humana.  

O filme teve apoio financeiro do ICA, participação da RTP e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e é uma produção da Midas Filmes. Depois da apresentação no DOCLisboa o filme estreará nas salas de cinema e começará a sua carreira internacional.  

João Canijo está neste momento nos trabalhos de produção da sua próxima longa-metragem de ficção.

+ informações sobre o filme
http://www.midas-filmes.pt/estreias/proximas_estreias/portugal-um-dia-de-cada-vez