20 Setembro 2011
SANGUE DO MEU SANGUE AMANHÃ EM ESTREIA EM SAN SEBASTIAN E A 5 DE OUTUBRO EM PORTUGAL
É já amanhã, 21 de Setembro, que Sangue do meu Sangue de João Canijo será apresentado na sua estreia europeia em Competição pela Concha de Ouro no Festival de San Sebastian. A sessão oficial do filme, às 16h00 na principal sala do festival, contará com a presença do realizador e das actrizes Rita Blanco, Anabela Moreira e Cleia Almeida. 

Sangue do meu Sangue estreia em Portugal a 5 de Outubro em 15 cinemas de todo o país. Sangue do meu Sangue estreará em Lisboa, Porto, Gaia, Alfragide, Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Funchal, Guia, Leiria, Vila Real e Viseu.

A versão longa do filme estreará em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa (circulando mais tarde por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais), onde será também reposta a longa-metragem anterior do realizador Mal Nascida.

À estreia de Sangue do meu Sangue somam-se ainda um conjunto de outras iniciativas que colocam em destaque a obra de João Canijo, um dos maiores realizadores contemporâneos portugueses.
A antestreia do filme que se realizará no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 4 de Outubro, será também aberta ao público, com venda de bilhetes, tal como a sessão que se realiza no dia seguinte no cinema UCI Arrábida em Gaia.
Ambas as sessões contarão com a presença de João Canijo e os actores do filme. Os bilhetes serão colocados à venda em breve.

Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor, um documentário sobre o processo criativo que originou Sangue do meu Sangue e que aprofunda o método de trabalho do cineasta com os seus actores, será agora editado em DVD e exibido no Domingo, 2 de Outubro numa sessão no Teatro do Bairro em Lisboa, que contará com a presença do realizador e dos actores, e será também exibido pela RTP2 no dia 6 de Outubro.
Três menos Eu, a primeira longa-metragem do realizador e o seus único filme ainda inédito em DVD será também editado pela Zon Lusomundo.

Sangue do meu Sangue foi já apresentado no Festival de Toronto, o mais importante festival de cinema da rentrée no continente americano, onde foi visto por mais de mil e quinhentas pessoas.
Na sequência da sua exibição no Festival de Toronto, Sangue do meu Sangue foi imediatamente convidado para a Competição do Festival de Cinema de Miami, um festival que dá particular destaque ao cinema ibero-americano e para uma secção competitiva muito exclusiva, onde serão exibidos apenas uma dezena de filmes.

No início de Outubro, o filme continuará o seu percurso internacional, chegando à Coreia, onde no Festival de Busan, um dos mais importantes do Extremo Oriente, será exibido na secção World Cinema, onde se apresentarão também os três filmes anteriores do realizador no âmbito de um Programa Portugal onde a obra de João Canijo será o grande acontecimento. João Canijo e a actriz Rita Blanco estarão também presentes no festival.
E logo a seguir a Busan o filme estará ainda no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no Brasil, onde em breve terá lugar uma retrospectiva de toda a sua obra.