24 Abril 2012
SANGUE DO MEU SANGUE esta semana em BARCELONA (Espanha), LINZ (Áustria), AUSTIN (Texas, EUA) e Cidade do PANAMÁ
Depois de exibido no BAFICI, em Buenos Aires (Argentina), no âmbito de uma Retrospectiva Integral da obra de João Canijo, Sangue do meu Sangue está esta semana em 4 festivais internacionais de cinema.

Em Buenos Aires, o mais importante diário argentino, La Nación, que considerou o filme “uma obra-prima”, referiu que a retrospectiva de João Canijo prova “o excelente momento que atravessa o cinema português. Melodrama com espírito folhetinesco, ele oferece uma realização das mais virtuosas de que nos recordamos e interpretações maravilhosas”.

Já amanhã, 25 de Abril, o filme é exibido no Festival Crossing Europe, em Linz (Áustria), na presença da actriz Anabela Moreira (repete a 28).

E do outro lado do Atlântico, umas horas depois, é exibido em Austin, Texas, no Festival Cine Las Americas. O principal jornal local, o Austin Chronicle, já escreveu sobre o filme – um dos 4 de todo o festival que recomenda – “Blanco tem uma interpretação incendiária como Márcia, um poderoso ícone de feroz feminilidade e maternidade”.

Dia 30 de Abril será a vez de Espanha, onde João Canijo apresentará pessoalmente o filme no Festival Internacional de Cinema D’Autor de Barcelona, que no seu programa escreve sobre o filme: “uma obra onde o trabalho dos actores e actrizes é a chave, junto com a câmara cúmplice de um autor em estado de graça”…

Nesse mesmo dia, umas horas depois, o filme é apresentado no Panamá International Film Festival, na presença do actor Rafael Morais. No programa do Festival escreve-se que o filme “é um melodrama com um tema universal, género que Canijo domina na perfeição”…

Em finais de Junho, será a vez do prestigiado Festival de La Rochelle (França), que para além de Sangue do Meu Sangue tem também uma Homenagem a João Canijo em que serão também exibidos Ganhar a Vida, Noite Escura e Mal Nascida. Essa mini-retrospectiva será no final do ano exibida em diversas cidades espanholas.

Recorde-se que Sangue do Meu Sangue recebeu já diversos prémios, a começar pelo Prémio da Crítica Internacional e o Prémio Outra Mirada da TVE no Festival de San Sebastian e o Grande Prémio do Júri no Festival de Miami. Entre nós, foi consagrado no Festival do Faial e no Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, para além dos Prémios SPA. Esta semana, foi a vez de ser nomeado 5 vezes para os Globos de Ouro da SIC/CARAS.

Já editado em DVD – nomeadamente numa Edição Integral Coleccionador – e exibido na sua versão em 3 partes na RTP, o filme continua a circular um pouco por todo o país, em sessões organizadas por cineclubes e associações culturais.

João Canijo apresenta ainda na próxima terça-feira, 1 de Maio, no âmbito do Festival IndieLisboa, o seu mais recente documentário, Raul Brandão era um Grande Escritor… realizado para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Enquanto aguarda que o seu próximo projecto, Caminhos da Alma, tenha luz verde do Instituto de Cinema e possa entrar em produção.