04 Outubro 2011
SANGUE DO MEU SANGUE ESTREIA A 5 DE OUTUBRO
Sangue do meu Sangue, o novo filme de João Canijo, estreia a 5 de Outubro em 15 cinemas de todo o país. Premiado duplamente no Festival de San Sebastian, onde recolheu as melhores críticas da imprensa internacional, o filme estreia agora em Portugal numa estreia a que se somam uma série de iniciativas que põem em destaque o trabalho do cineasta.

O filme estará em exibição em Lisboa, Porto, Gaia, Alfragide, Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Leiria, Vila Real e Viseu. Castelo Branco exibirá o filme a 6 de Outubro e Ponta Delgada a 10 de Outubro.
 
A versão longa do filme estreará em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa (circulando mais tarde por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais), onde será também reposta a longa-metragem anterior do realizador Mal Nascida.
A antestreia de Sangue do meu Sangue que se realizará no Cinema São Jorge, em Lisboa, hoje, 4 de Outubro, será também aberta ao público, com venda de bilhetes, tal como a sessão que se realiza no dia seguinte no cinema UCI Arrábida em Gaia. Ambas as sessões contarão com a presença de João Canijo e os actores do filme.
 
Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor, um documentário sobre o processo criativo que originou Sangue do meu Sangue e que aprofunda o método de trabalho do cineasta com os seus actores está já disponível em DVD e será exibido pela RTP2 no dia 6 de Outubro.  Três Menos Eu, a primeira longa-metragem do realizador e o seus único filme ainda inédito em DVD será também editado pela Zon Lusomundo.
 
Sangue do meu Sangue venceu o prestigiado Prémio da Crítica Internacional e a Menção Especial do Júri do Prémio ‘Otra Mirada’, atribuído por um Júri presidido pela Directora da TVE2 no Festival de San Sebastian, tendo já sido apresentado também no Festival de Toronto. Segue-se o festival de Busan, na Coreia e o festival do Rio de Janeiro, no Brasil. A presença em San Sebastian significou também de imediato o convite para uma série de festivais de cinema, entre os quais se destacam o de Munique (Alemanha), Linz (Áustria), Vilnius (Lituânia), bem como para ser exibido em A Coruña, no Centro Galego de Artes da Imaxe, acompanhando uma retrospectiva da obra do realizador, e para uma distribuição alternativa nos EUA no próximo ano, depois da sua estreia no Festival de Miami.
 
Considerado já pela crítica portuguesa como um dos filmes no ano, Sangue do meu Sangue foi aclamado pela crítica espanhola durante o Festival de San Sebastian. O diário El mundo considerou o filme uma das maiores surpresas do festival, destacando a interpretação da protagonista, “uma imensa Rita Blanco”, o Júri do Prémio ‘Otra Mirada’ da TVE considerou o filme “deslumbrante”. Também o ABC destaca a “magnífica interpretação das actrizes”, enquanto a Première o considera “maravilhosamente filmado” e El Diario Vasco diz que Sangue do meu Sangue é um filme “Notável”. Em Portugal, na véspera da estreia, somam-se também já elogios ao filme. Augusto M. Seabra escreve que é um “filme superlativo”, “um grande trabalho de actores”. Vasco Câmara no Público considera-o “o filme de 2011”. Rui Pedro Tendinha no Diário de Notícias classifica-o como “hipnotizante” e Ana Margarida Carvalho, da Visão, que acompanhou a presença do filme no Festival de San Sebastian, considera-o um filme “mesmo muito especial”.