05 Junho 2012
SANGUE DO MEU SANGUE GANHA MAIS UM PRÉMIO NUM FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA COM O PRÉMIO MELHOR FILME DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL EM CURITIBA, NO BRASIL
Sangue do meu Sangue de João Canijo continua a somar prémios nos festivais de cinema onde é apresentado em competição, tendo agora recebido o Prémio Melhor Filme na Competição Internacional do Festival de Curitiba que ontem terminou.

Este Prémio vem assim juntar-se ao Grande Prémio do Júri em Miami (EUA), ao Prémio do Público em Barcelona (Espanha), ao New Vision Award em Linz (Áustria), ao Prémio Melhor Filme em Pau (França) e ao Prémio da Crítica Internacional e Menção Especial do Prémio Otra Mirada da TVE em San Sebastian (Espanha), onde em Setembro do ano passado iniciou a sua carreira internacional.

Recorde-se que para além destes festivais, o filme foi já apresentado em muitos outros festivais de cinema, entre os quais os de Toronto (Canadá), Busan (Coreia), Rio de Janeiro (Brasil), Turim (Itália), Palm Springs (EUA), Ficunam (México), Vilnius (Lituânia), BAFICI Buenos Aires (Argentina), Istambul (Turquia), na Cidade do Panamá e em Austin (EUA).

Durante este mês de Junho, depois deste festival em Curitiba, o filme será ainda apresentado no Brasil em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, e nos Festivais da TRANSILVANIA International Film Festival (Roménia), no Cinema City International Film Festival de Noiv Sad (Sérvia), no Festival de Edimburgo e finalmente em La Rochelle (França), que depois do BAFICI dedica também uma Homenagem a João Canijo com a exibição de cinco dos seus filmes.
Estão também já programadas retrospectivas em Espanha (A Coruña, Santiago de Compostela) e na Cinemateca do México.

Em Curitiba, Sangue do meu Sangue foi aclamado em vários jornais e blogs de cinema:

"É desnorteador, justamente porque se apresenta ao risco como nenhuma outra obra recente que eu tenha visto." http://www.revistainterludio.com.br/?p=3226 )

"Já o português João Canijo oferece talvez a mais refinada e ao mesmo tempo mais crua visão de seus típicos personagens às voltas com a sobrevivência física e moral nas classes populares. (…) São ações muito básicas, mas que ganham força pelo regime de exposição, sempre muito intenso e ancorado num misto de improvisação e convicção profunda dos atores. (…) Sangue do meu Sangue leva esse tipo de dramaturgia ao nível da obra-prima, operando entre o melodrama, matriz de sempre de Canijo,
e o sentimento de lugar de um Pedro Costa, menos o experimentalismo." http://carmattos.com/2012/06/02/salgadas-familias/

"Do outro lado do oceano, o português João Canijo constrói um melodrama com tempero rodrigueano em Sangue do Meu Sangue. (...) Sangue do Meu Sangue é um grande filme por mostrar todos seus conflitos em camadas sobrepostas. Há diversas cenas em que diálogos distintos são travados no mesmo plano. Por vezes os diferentes grupos de personagens estão em cômodos separados. Em outras oportunidades, as conversas distintas acontecem em planos de ação variados, uma na frente da tela e outra no fundo do cenário. O som ambiente caótico aumenta a tensão no espectador. Música incidental, ruído de televisão, briga dos vizinhos e outros ruídos se somam a massa sonora e forçam a imersão do espectador nos conflitos apresentados. "
http://ocinedude.blogspot.pt/2012/06/tudo-que-deus-criou-x-sangue-do-meu.html

"Campeão de bilheteria em Portugal, o filme é uma espécie de releitura contemporânea de romances clássicos do realismo lusitano do século 19, sobretudo os de Camilo Castelo Branco (1826-1890), como Amor de Perdição e O Crime do Padre Amaro."
http://www.jornaldelondrina.com.br/divirtase/conteudo.phtml?tl=1&id=1260487&tit=Do-melodrama-portugues-ao-Brasil-profundo

"Sangue do Meu Sangue, de João Canijo, um petardo realista que se passa na periferia de Lisboa, com sua câmera ora maneirista, ora reveladora de um parentesco com Lucrecia Martel (que começou depois de Canijo)"
http://chiphazard.zip.net/arch2012-06-01_2012-06-30.html