27 Setembro 2012
SANGUE DO MEU SANGUE no AFI FEST, o festival de cinema do American Film Institute em Los Angeles
E também nos festivais de Hamburgo, Seattle, Leeds, Luanda, Skopje, Berlim e em A Coruña, Santiago de Compostela e Cidade do México.


Estreado a nível internacional está agora a fazer um ano, no Festival de San Sebastian, onde foi desde logo consagrado com 2 prémios, o filme de João Canijo  continua a circular um pouco por todo o mundo, tendo acabado de receber um convite para ser apresentado em Los Angeles, no «AFI FEST», o festival de cinema do American Film Institute, um dos mais prestigiados festivais de cinema americanos, o único que tem lugar em Hollywood, e que decorrerá entre 1 e 8 de Novembro próximos.

A projecção do filme será acompanhada pelo realizador e pelos actores Anabela Moreira e Rafael Morais, e pelo seu distribuidor nos Estados Unidos, a FiGa Films.

Já hoje tem início o festival de Hamburgo, na Alemanha, onde a projecção de Sangue do Meu Sangue será acompanhada pelo realizador (que ao longo deste ano apresentou pessoalmente o filme  em nove festivais um pouco por todo o mundo).
Até ao final do ano o filme será ainda apresentado no Seattle Latino Film Festival (EUA), no Skopje Cinedays (Macedónia), em Leeds (Grã-Bretanha) e com a presença de João Canijo no festival de Luanda (Angola) e no “Around the World in 14 films”, em Berlim (Alemanha, onde o filme será apresentado ao público pelo realizador Wim Wenders).

Para além destes festivais, Sangue do Meu Sangue será ainda exibido em Novembro na Galiza, em A Coruña e Santiago de Compostela, a acompanhar uma retrospectiva da obra do realizador (com a projecção dos seus 4 filmes mais recentes), e na próxima Primavera será a vez de uma Retrospectiva Integral na Cinemateca da Cidade do México (que sucede às de Buenos Aires e La Rochelle).

A esta circulação internacional, que se estendeu por mais de 40 países, acresce que Sangue do Meu Sangue acaba de ser adquirido pela HBO Latin America e poderá assim ser visto, por cabo, em todos os (mais de 30) países da América Latina.

Em Portugal o filme foi recentemente escolhido para a pré-nomeação para os Oscars da Academia Americana de Cinema.