23 Março 2016
ÚLTIMA SEMANA DE O FILHO DE SAUL EM LISBOA, FILME TEM SESSÕES AGENDADAS EM VÁRIAS CIDADES DE TODO O PAÍS.
O Filho de Saul de László Nemes está a terminar a sua exibição em Lisboa, onde continua a ter sessões no Cinema Ideal e no UCI El Corte Inglés.  O filme tem sessões agendadas em várias cidades de todo o país.

O filme tem também já sessões agendadas em Santarém (Teatro Sá da Bandeira, 29 de Março), Ovar (Dolce Vita Ovar, de 31 de Março a 6 de Abril), Porto (Teatro do Campo Alegre, de 31 de Março a 6 de Abril e Casa das Artes, 2 de Abril), Grândola (Cine-Granadeiro Auditório Municipal, 3 de Abril), Póvoa de Varzim (Cine-teatro Garrett, 7 de Abril), Cartaxo (Centro Cultural do Cartaxo, 15 de Abril), Guimarães (Centro Cultural Vila Flor, 21 de Abril), Seia (Casa da Cultura, 23 de Abril), Braga (Teatro Gil Vicente, 5 de Maio), Tavira (Cine-teatro António Pinheiro, 12 de Maio) e Castro Verde (Auditório do Fórum Municipal, 18 de Maio).

O Filho de Saul ganhou já o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi o grande acontecimento do festival de Cannes, onde ganhou o Grande Prémio e o Prémio da Crítica Internacional. Venceu ainda o prémio da CST (Comissão Superior Técnica) francesa, atribuído a Tamas Zanyi responsável pelo som do filme, sendo que o som é um dos elementos mais avassaladores neste retrato de dois dias da vida de um Sonderkommando no campo de concentração de Auschwitz/Birkenau.

Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau.
Saul Ausländer é um membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de extermínio em larga escala. Durante os trabalhos num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um rapaz que ele reconhece como sendo o seu filho.
Enquanto os Sonderkommando planeiam uma revolta, Saul fica obcecado com uma missão impossível: salvar o corpo do rapaz de uma autopsia e encontrar  um rabino para lhe recitar as orações Kaddish e realizar o funeral.