03 Novembro 2015
UMA SEMANA COM JOÃO CANIJO no Cinema IDEAL : de 5 a 11 de Novembro 2015
Com a estreia do seu mais recente filme, Portugal - Um Dia de cada vez, o cinema Ideal dedica uma semana de programação em exclusivo ao realizador JOÃO CANIJO, com a exibição de outros dois dos seus últimos filmes, Sangue do meu Sangue e É o Amor.

Depois da sua apresentação no Festival DOCLisboa, estreia esta quinta-feira o mais recente filme de João Canijo, co-realizado com Anabela Moreira, Portugal - Um Dia de cada vez. Retrato de uma viagem que começa no extremo Norte de Portugal e que, por terras de Trás-os-Montes e do Alto Douro, visita uma dúzia de aldeias e lugares, e nelas as casas, os cafés, as ruas, e as pessoas que ainda as habitam, este filme é o retrato do dia a dia de algumas dessas pessoas, cada vez menos, cada vez mais idosas. E sós. Gente que leva a sua vida, um dia de cada vez…

Sobre o filme, escreveu lapidarmente Francisco Ferreira no Expresso que ele era “um rigoroso olhar sobre Portugal e um dos filmes mais actuais sobre o país nos últimos tempos”.

Este filme é, com efeito, a sequência natural de um trabalho que na última década se tem dedicado a radiografar o que de mais autêntico e mais profundo existe no nosso país, das terras altas de Mal Nascida, passando pela história negra dos anos da guerra, da ditadura e do salazarismo de Fantasia Lusitana, ou pela Lisboa dos esquecidos em Sangue do meu Sangue, ou subindo de novo às grandes figuras femininas (de resto, eixo central de todos os seus filmes) das Caxinas, em É o Amor.
É esse trabalho que João Canijo prossegue neste Portugal - Um Dia de cada vez, e que continuará na série de televisão Guia de Portugal (doze vezes cinquenta minutos) ou no seu projecto mais ambicioso de sempre, Caminhos da Alma.
É também por isso que faz todo o sentido que, acompanhando a estreia deste mais recente filme, possamos rever no cinema Ideal dois outros seus trabalhos mais recentes, Sangue do Meu Sangue de 2011 e É o Amor de 2013 (bilhete ao preço único de 4,€).

+ informações
http://www.midas-filmes.pt/producao/produzidos/portugal-um-dia-de-cada-vez/
http://www.midas-filmes.pt/producao/produzidos/e-o-amor/
http://www.midas-filmes.pt/producao/produzidos/sangue-do-meu-sangue/

PORTUGAL - UM DIA DE CADA VEZ diariamente às 16:15, 18:55 e 21:20
SANGUE DO MEU SANGUE quinta, sábado, segunda e quarta, às 13:45
É O AMOR sexta, domingo e terça, às 13:45