28 Maio 2020
UMA VIDA ALEMÃ e QUEM ESCREVERÁ A NOSSA HISTÓRIA ESTREIAM A 1 DE JUNHO NO CINEMA IDEAL, em Lisboa
NOS 75 ANOS DO FIM DA II  GUERRA E DO NAZISMO NA EUROPA
Uma Vida Alemã, de Christian Krönes, Olaf S. Müller, Roland Schrotthofer e Florian Weigensamer, e Quem escreverá a nossa História de Roberta Grossman estreiam a 1 de Junho no Cinema Ideal, em Lisboa, depois de terem antestreado na 2ª Mostra de Cinema: Casa da Imprensa | Ideal.


Os dois premiados documentários deveriam ter estreado em Maio, quando se assinalavam os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, mas tiveram a sua estreia adiada devido ao encerramento dos cinemas.

Quem escreverá a nossa História conta-nos como, em Novembro de 1940, dias depois de os Nazis terem encerrado 450.000 judeus no Gueto de Varsóvia, um grupo secreto de jornalistas, académicos e líderes da comunidade decidiu ripostar. Liderado pelo historiador Emanuel Ringelblum e conhecido pelo nome de código Oyneg Shabes, este grupo clandestino prometeu derrotar as mentiras e propaganda nazi, não com armas ou punhos, mas com papel e caneta. O filme combina o que eles escreveram com novas entrevistas, imagens praticamente inéditas e dramatizações impressionantes, que nos transportam para o Gueto e para as vidas destes corajosos lutadores.

Uma Vida Alemã foi premiado em inúmeros festivais e adaptado ao teatro e retrata a vida da secretária de Goebbels. Ainda que Brunhilde Pomsel se tenha descrito a si própria como sendo uma figura secundária e sem interesse na política, é das pessoas, ainda vivas à data deste documentário, que esteve mais próxima de um dos piores criminosos da História. Pomsel - no filme com 105 anos - trabalhou como secretária, estenógrafa e dactilógrafa de Goebbels, o Ministro de Propaganda Nazi. O filme força os espectadores a perguntar a si próprios o que fariam e se teriam sacrificado os seus princípios morais para prosseguirem a sua vida. A sua extraordinária biografia e trajecto pessoal ímpar levam-nos a questões incómodas e intemporais.

Os bilhetes no cinema Ideal terão preço único de 5 euros e deverão ser reservados por telefone ou email para o cinema.