25 Março 2020
VITALINA VARELA, J’ACCUSE e PARA SAMA estreiam na plataforma FILMIN
Vitalina Varela de Pedro Costa, J’Accuse - O Oficial e o Espião de Roman Polanski e Para Sama de Waad Al-Kateab e Edward Watts, as três mais importantes estreias recentes da Midas poderão ser vistas a partir da próxima sexta-feira, 27 de Março, na plataforma FILMIN em https://www.filmin.pt.

Vitalina Varela, o aclamadíssimo filme de Pedro Costa que somou prémios pelo mundo inteiro, entre os quais se destacam o Grande Prémio Leopardo de Ouro e o Leopardo de Prata para Melhor Actriz (Vitalina Varela) no Festival de Locarno, estreia na FILMIN depois da sua fulgurante carreira internacional.

Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza, J’Accuse – O Oficial e o Espião é, para o Público, “um dos grandes filmes que veremos em 2020”. Unanimemente aplaudido pela crítica, o filme foi visto por quase 30 mil espectadores nas salas de cinema – onde estava ainda em exibição em 6ª semana quando os cinemas encerraram e chega assim mais cedo às casas de todos os portugueses. 

Para Sama, nomeado para os Oscars, conquistou o Prémio de Melhor Documentário (L'Oeil d'Or) no Festival de Cannes e o BAFTA (os mais importantes galardões do Reino Unido) para Melhor Documentário. É simultaneamente uma viagem íntima e épica pela experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para a sua filha, o filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, enquanto ela se apaixona, casa e tem a filha Sama, tudo à medida que o conflito devastador cresce à sua volta. A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência enquanto Waad se debate com uma escolha impossível: fugir ou não da cidade para proteger a vida da filha, quando sair significa abandonar a luta pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto. Acabado de estrear aquando do encerramento das salas de cinema, o filme pode assim prosseguir a sua carreira.  

Com as salas de cinema encerradas e a actividade da Distribuição de filmes paralisada a cem por cento, os filmes podem assim ser vistos em casa de cada um. E cada um pode assim ajudar os distribuidores independentes portugueses.  

Os três filmes podem ser alugados por € 3,95 na plataforma online - https://www.filmin.pt.  

Vitalina Varela - https://www.filmin.pt/filme/vitalina-varela 

J’Accuse – O Oficial e o Espião - https://www.filmin.pt/filme/jaccuse-o-oficial-e-o-espiao 

Para Sama - https://www.filmin.pt/filme/para-sama