26 Janeiro 2021
Vitalina Varela na lista da Indiewire dos 15 nomeados para o Oscar de Melhor Filme Internacional
Num artigo ontem publicado – em que destaca os 15 filmes mais prováveis de serem nomeados para a short-list do Oscar de Melhor Filme Internacional – a Indiewire volta a incluir Vitalina Varela de Pedro Costa como uma das escolhas prováveis e muito merecidas.


Este ano a escolha do melhor filme estrangeiro passará por uma primeira selecção de 15 filmes (a ser anunciada no próximo dia 9 de Fevereiro e com a votação dos membros da Academia a ter lugar entre os dias 1 e 5), que serão depois votados para a lista final das nomeações.
Vitalina Varela foi mesmo um dos filmes que a Indiewire considera como tendo tido a melhor apreciação crítica, com 86 pontos (em 100), e escreve que “Pedro Costa não é largamente conhecido entre os membros da Academia, mas há décadas que é celebrado pelos cinéfilos graças aos seus sofisticados docudramas. O filme de Costa é um dos poucos que combina uma abordagem comprometida com a ambição cinematográfica”.

Aliás, o ‘crítico chefe’ da Indiewire, Eric Kohn, tinha já há uma semana considerado que Vitalina Varela podia ser “o candidato mais comovente neste ano tão especial, pois capta a luta de uma mulher ao enfrentar a vida que deixou para trás” e que “a delicada mise-en-scène de Pedro Costa o coloca ao lado de Andrei Tarkovski, com cada plano a entregar-nos uma composição digna de museu”.

Este destaque a Vitalina Varela culmina as muitas inclusões do filme nas listas dos melhores filmes do ano em publicações especializadas norte-americanas e em jornais de grande circulação: nº1 do Los Angeles Times ou na lista dos mais recomendados da Variety, da Artforum, da Rolling Stone, Sight&Sound ou Filmslate.
Recorde-se que o filme foi estreado nos cinemas nos EUA por uma das mais importantes distribuidoras independentes, a Grasshopper Films, e está disponível em plataformas como o Criterion Channel.

Em Portugal, o filme acaba de ser editado numa Edição Especial Bluray+DVD+livro e em Edição DVD, pela Midas Filmes (e pode neste momento ser adquirido e enviado por via postal)