27 Maio 2019
WOODSTOCK – 3 DIAS DE PAZ, MÚSICA E AMOR NO CCB A 2 DE JUNHO
O CCB continua o ciclo BELÉM CINEMA, em parceria com a Midas Filmes, com Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor, no dia 2 de Junho, no Grande Auditório do CCB. Será exibido o director’s cut, de três horas e meia, numa cópia digital restaurada.

Com Richie Havens, Joan Baez, Joe Cocker, The Who, Santana, Sly and the Family Stone, Jimi Hendrix

Três dias no verão de 1969, em plena guerra do Vietname. Uma quinta em Bethel, a norte de Nova Iorque. Quatrocentas mil pessoas. Inesperadamente, o que era suposto ser apenas mais um concerto de rock, tornou-se um marco na história política, cultural e social dos Estados Unidos. 
O que mais impressiona neste filme é a capacidade de Michael Wadleigh transportar o espectador para dentro do recinto e transmitir-lhe a sensação do que foi realmente ali estar. Wadleigh não se coíbe de mostrar, além das atuações e dinâmicas em torno do palco, as reações e interações dos músicos e do público, dezenas de pequenos episódios e situações que foram sendo testemunhadas em Bethel e que demonstravam bem o espírito do Woodstock: a paz, o amor, as drogas, o sexo, a liberdade. 
Estreado logo em 1970, numa versão de 185 minutos, Woodstock foi amplamente elogiado pela crítica e pelo público, tendo recebido o Óscar de Melhor Documentário, além da nomeação para Melhor Montagem e Melhor Som (algo inédito para um documentário). Em 1996, foi considerado um «filme de grande relevância cultural, histórica e estética» e, por isso, digno de arquivo, restauro e preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a mais importante instituição de arquivo norte-americana.

«Poucos documentários capturaram um tempo e um lugar de forma tão completa e precisa.» Roger Ebert