José Luís Peixoto - Herdeiros de Saramago
Carlos Vaz Marques, Graça Castanheira
José Luís Peixoto
[Prémio Saramago 2001 - ‘Nenhum Olhar’]

As tatuagens e os piercings tornaram-se imagem de marca de um escritor que prefere, no entanto, ser reconhecido por ter ganho o Prémio José Saramago. Foi, aliás, o mais jovem autor a recebê-lo e com esse reconhecimento pôs Galveias, a pequena vila alentejana onde nasceu, no mapa da literatura portuguesa. É por esse território de afectos, onde até existe uma rua com o seu nome, que José Luís Peixoto nos conduz. Visitamos a serração do pai, vemo-lo regressar a um ensaio da banda filarmónica e percebemos como a mãe foi determinante para o tornar um contador de histórias.


HERDEIROS DE SARAMAGO 
Onze escritores premiados, onze filmes

O prémio Literário José Saramago, criado um ano após a atribuição a Saramago do Nobel da Literatura, consagra o talento de autores com menos de quarenta anos. 
São eles os ‘Herdeiros de Saramago’, protagonistas desta série documental com autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira. 
Onze vozes muito diferentes entre si, de proveniências distintas, com um elo em comum: a recriação literária da língua portuguesa. 
Acompanhando de perto cada um destes escritores (em Portugal, no Brasil e em Angola), eis um retrato íntimo e afectivo de algumas das vozes mais destacadas na língua de Saramago.
com

José Luís Peixoto

Artur Lopes, Alzira Martins, Alzira Peixoto, Anabela Peixoto, Chenxi Xia, Makarov, Banda Filarmónica Galveias, João Bartolomeu, Mitó Mendes, Hugo Martins, Patrícia Pinto

ficha tÉcnica
autoria Carlos Vaz Marques  
realização Graça Castanheira  
imagem Aurélio Vasques  
som Pedro Freitas  
montagem Rui Carvalheira, Graça Castanheira  
música original Pablo Lapidusas  
correcção de cor Gonçalo Ferreira 
direcção de produção Joana Carneiro Reis
pré e pós-produção Sofia Tonicher
administração Joana Moura, Rute Gião
produtor Pedro Borges 

com o apoio de ICA – INSTITUTO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL  
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA  

uma produção Midas Filmes com
RTP - RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL
director de programas RTP1 José Fragoso


26' | ep.2 de 11 | Portugal | cor | © Midas Filmes - RTP 2020