Quem Somos
Estrear filmes no cinema, editá-los em DVD, fazê-los circular nas mais diversas plataformas e videoclubes e na RTP: filmes portugueses, europeus e independentes em geral, de todos os cantos do mundo, em estreia ou em reposição de grandes clássicos.
Tem sido esse o percurso e o trabalho da MIDAS Filmes desde a sua criação em 2006, por pessoas que há mais de duas décadas trabalham nesta área, e que resultou num catálogo que hoje em dia soma mais de duzentos e cinquenta filmes estreados nos cinemas e mais de trezentas edições, com alguns dos nomes maiores da história do cinema e sobretudo do grande cinema contemporâneo
E produzir e co-produzir novos filmes, do melhor cinema português e internacional, com alguns sucessos notáveis, como mais recentemente os filmes Alma Viva e o díptico Mal Viver/ Viver Mal de João Canijo, entre muitos outros de um catálogo com mais de quarenta produções.
Em 2014 o trabalho da MIDAS resultou também na reabertura do cinema Ideal, em Lisboa, que se tornou uma referência essencial na exibição cinematográfica independente em Portugal, e muito em particular para o cinema português.

info
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde durante alguns anos animou um cineclube universitário.
Professor do ensino secundário entre 1981 e 1984. Trabalhou como jornalista e crítico de cinema, entre 1983 e 89, em publicações como JL – Jornal de Letras, Se7e, o jornal, Europeu, Liberal, e com colaborações em publicações como as revistas 7a Arte, LER, etc. Foi colaborador do Festival de Cinema de Tróia, nomeadamente na organização de duas retrospectivas e integrou os júris de outros festivais de cinema. Foi durante um ano autor do programa Cinemagazine (RTP2, 21:00; Abril 1989 a Março 90). Já noutra qualidade, fez parte de dois júris do Instituto Português de Cinema (1987, Longas-Metragens; e 1995, Animação).
Entre 1990 e 2005 integrou o chamado ‘grupo Madragoa’ (Atalanta, Medeia e Madragoa Filmes), que abarcava as diversas áreas da actividade cinematográfica – distribuição, exibição e produção – e que marcou de forma decisiva o panorama do cinema em Portugal durante década e meia.
Esteve assim ligado à produção de mais de uma centena de filmes, e nomeadamente à sua circulação internacional, dos nomes mais decisivos do cinema português contemporâneo – 15 filmes de Manoel de Oliveira, 6 filmes de João César Monteiro, 2 filmes de Pedro Costa, 4 filmes de João Canijo, 2 filmes de Fernando Lopes, 2 filmes de José Fonseca e Costa, 2 filmes de José Álvaro Morais, e filmes de Luís Filipe Rocha, Teresa Villaverde, Rita Azevedo Gomes, João Mário Grilo, José Nascimento, etc.
Bem como à estreia e à edição de mais de 500 filmes, entre os quais mais de uma centena de filmes portugueses, na Direcção da Atalanta Filmes. E também à programação dos cinemas que alteraram de forma profunda o panorama da exibição cinematográfica independente entre nós nos anos 90 (primeiro o Forum Picoas e depois sobretudo os cinemas King, Nimas, Monumental-Saldanha, ACSantos, Fonte Nova e Ávila, em Lisboa, e Casa das Artes, Nun’Álvares, Cidade do Porto, Charlot e Passos Manuel, no Porto; o Teatro Avenida, em Coimbra; e em mais uma dúzia de cidades por todo o país – Braga, Ovar, Tomar, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, etc).
Durante esse período foi membro do Advisory Board do EFDO (European Film Distribution Office), primeiro programa europeu de apoio à distribuição independente; e do Conselho de Administração da rede Europa Cinemas, ambos no âmbito do Programa MEDIA da União Europeia.
Em 2006 recomeçou do zero a sua vida profissional, fundando a Midas Filmes, que entretanto se impôs nos diversos sectores da actividade cinematográfica, pela excelência do seu trabalho, que é público e notório.
No campo da produção, voltou a trabalhar com cineastas de todas as gerações, como Fernando Lopes, Jorge Silva Melo, Manuel Mozos, Catarina Alves Costa, Bruno de Almeida, Graça Castanheira, João Canijo, e jovens como Joana Cunha Ferreira, André Godinho, Cristéle Alves Meira, João Rosas, e em diversas co-produções internacionais, nomeadamente com o Brasil, Moçambique, Bangladesh e a França.
Foi naturalmente acompanhando de forma regular o trabalho de João Canijo desde 2009 (seis longas-metragens e seis documentários), que esse trabalho teve maior repercussão pública, tanto nacional como internacional, tendo a mais recente produção MAL VIVER / VIVER MAL, sido apresentada em Competição no Festival de Berlim, onde o primeiro recebeu o Urso de Prata – Prémio do Júri, a mais importante distinção para um filme português em várias décadas. A estreia dos filmes em Portugal revelou-se um grande êxito de público (mais de 33 mil espectadores entre os dois), e MAL VIVER foi depois a escolha de Portugal nas nomeações para o Oscar de Melhor Filme Internacional, tendo entre nós recebido o Sophia, o Globo de Ouro e o Prémio SPA na categoria de Melhor Filme do Ano, entre muitos outros prémios. As estreias internacionais sucedem-se, em França, Brasil, Países Baixos, México, Espanha e países bálticos, num total de uma dúzia de países.
Mas já ALMA VIVA de Cristèle Alves Meira, estreado em Competição em Cannes, Semana da Crítica, tinha feito um notável percurso internacional, e em Portugal vencendo 6 prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, entre os quais o de Melhor Filme do ano, para além do Globo de Ouro de Melhor Filme e o Prémio da SPA para Melhor Actriz (Ana Padrão). Para além de estreado nos cinemas em mais de uma dezena de países, o filme seria um dos cinco nomeados para o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.
A Midas Filmes tem hoje um curriculo com quase quatro dezenas de filmes produzidos, entre ficção, documentário e série audiovisual.
No campo da distribuição a Midas tornou-se rapidamente uma distribuidora e editora DVD de referência, estreando em Portugal diversos filmes consagrados com a Palma de Ouro de Cannes, e constituindo um catálogo de filmes diversificado, tanto pelas cinematografias como pelo peso do documentário e em geral por obras tão radicais e estimulantes como capazes de criar e manter um público muito significativo.
Em 2014 o trabalho da Midas resultou também na reabertura do cinema Ideal, em Lisboa, que se tornou uma referência essencial na exibição cinematográfica independente em Portugal, e muito em particular para o cinema português, tendo o seu projecto ganho mais do que um prémio (Prémio Vasco Villalva de Recuperação do Património pela Fundação Calouste Gulbenkian e Prémio AICA – Arquitectura) e o próprio sendo distinguido pela associação Europa Cinemas com o Prémio Melhor Empreendedor do Ano em 2016. Já em 2024, ao assinalar os seus dez primeiros anos, o cinema Ideal viu ser-lhe atribuída pela senhora Ministra da Cultura a Medalha de Mérito Cultural, distinção que vem reconhecer de forma definitiva o serviço público prestado pela sala ao longo de já mais de dez anos.

info
Actualmente responsável pela Direcção Financeira da MIDAS Filmes, iniciou a sua carreira profissional com a função de Controller Financeira no maior grupo de cinema independente em Portugal, sendo responsável pelo reporting, orçamentação e alocação dos custos da sua distribuidora.
Quatro anos depois, assumiu o cargo de Team Leader num Shared Service Financeiro de uma empresa multinacional na área de Tecnologia de Informação.
Licenciou-se em Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa tendo, complementarmente, frequentado um curso de Gestão e Produção das Artes de Espectáculo no Fórum Dança, com a duração de 1 ano.

info
Responsável pela Distribuição e Marketing da MIDAS Filmes desde Agosto de 2008, trabalha em cinema há mais de 20 anos. Primeiro na Atalanta Filmes, onde foi responsável pelas estratégias de comunicação e marketing de mais de duzentos filmes, e depois no IndieLisboa, onde foi Produtora Executiva.
Antes de trabalhar em cinema, trabalhou como jornalista e foi membro da equipa de investigação do OBERCOM – Observatório da Comunicação, sendo autora e co-autora de vários estudos europeus.
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, e mestre em Cinema.
Pós-graduada em Gestão Cultural e Discursos e Culturas Emergentes – Da Crítica à Arte.
Membro do comité de selecção do Lux Audience Award do Parlamento Europeu (2022, 2023 e 20024) e do comité de pré-selecção dos Prémios do Cinema Europeu (2024).

info
Começou a sua colaboração com a Midas Filmes em Julho de 2009.
Entre 2004 e 2009 trabalhou na Medeia Filmes, na programação dos cinemas da empresa.
É licenciada em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE.

info
Licenciada e mestrada em Ciências da Comunicação, pela Universidade NOVA de Lisboa, na vertente de Cinema e Televisão. Pós-graduada em Gestão Cultural, no ISCTE.
Frequentou diversos workshops como o Summer Institute da UT Austin, “Entre a Ficção e a Realidade: reflexões sobre a vídeo-arte” da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.
Foi voluntária na produção e acolhimento no DocLisboa08 e IndieLisboa09.
Em 2025, especializou-se em Gestão Sustentável de Produção Audiovisual-Green Consultants (Lusófona).
Colabora com a Midas Filmes desde Julho de 2011.
About us
Portuguese, European and independent films, from all sides of the world. New films or restored versions of great cinema classics. In the theaters, on DVD, on all platforms and the portugueses public channel.
This has been the path and work of MIDAS Filmes since its creation in 2006, by people who have worked in this area for over two decades, and which has resulted in a catalog that today totals more than two hundred and fifty films released in cinemas and more than three hundred DVD editions, with some of the biggest names in the history of cinema and especially in contemporary cinema.
And produce and co-produce new films, from the best Portuguese and international cinema, with some notable successes, such as most recently the films Alma Viva and the diptych Mal Viver/ Viver Mal by João Canijo (Silver Bear at the Berlinale’23), among many others from a catalog of more than forty productions.
In 2014, MIDAS‘ work also resulted in the reopening of the cinema Ideal, in Lisbon’s city center, a member of Europa Cinemas, and which has become an essential reference in independent cinema exhibition in Portugal, and in particular for Portuguese and independent cinema.

info
Has a degree in History from the Classical University of Lisbon and before getting involved in the film business, worked for a couple of years as journalist and film critic, and between 1990 and 2006 was Head of Distribution and Marketing at Atalanta Filmes, the most important independent film distributor in Portugal, where he was responsible for the theatrical, DVD and TV release of over five hundred films.
Also worked with Paulo Branco on theatre programming and managing, as well as in project development and in the international circulation of Portuguese films.
Was a member of the Advisory Board of EFDO (European Film Distribution Office) and of the Administration of EUROPA CINEMAS.
In October 2006 he launched MIDAS Filmes.

info
Currently responsible for Financial Management of MIDAS Filmes, started her professional career with the role of Financial Controller in the largest Portuguese group of independent cinema, being responsible for reporting, budgeting and allocating the costs of distribution.
Four years later, assumed the position of Team Leader in a Financial Shared Service of a multinational company of Informatics Technology.
She graduated in Accounting and Administration in the Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa and, in addition, a course in Production and Performing Arts Management in Forum Dança for one year.

info
Head of distribution at MIDAS Filmes since August 2008, she has been working on film distribution for over 20 years. First at Atalanta Filmes, where she was responsible for the communication and marketing strategies of over two hundred film theatrical releases, and then at IndieLisboa Film Festival, where she was Executive Producer.
Before working in the film business, she worked as a journalist and was member of the research team of OBERCOM – Communication Observatory, being author and co-author of several European reports.
She has a degree in Media Studies from Universidade Nova de Lisboa and a Master Degree in Cinema. She is post-graduated in Cultural Management and in Emerging Discourses and Cultures – From Critics to Art.
Member of the selection committee for the European Parliament's Lux Audience Award (2022, 2023 and 20024) and the pre-selection committee for the European Film Awards (2024).

info
Her cooperation with MIDAS Filmes started in July 2009.
Works at the home video department.
Between 2004 and 2009 she worked at Medeia Filmes on theatre programming.
She has a degree in Modern and Contemporary History from the ISCTE – IUL (Lisbon University Institute).

info
Holds the degree in Communication Sciences and master’s degree in Cinema&TV, from Universidade NOVA de Lisboa. She is post-graduated in Cultural Management, at ISCTE.
Has attended several workshops such as the Summer Institute at UT Austin, “Between Fiction and Reality: reflections on video art” at the Calouste Gulbenkian Foundation, among others.
She volunteered in the production and welcome office at DocLisboa08 and IndieLisboa09.
In 2025, she specialized in Sustainable Management of Audiovisual Production-Green Consultants (Lusófona).
Has collaborated with Midas Filmes since July 2011.