alentejosemlei

ALENTEJO SEM LEI

João Canijo

O Alentejo, por alturas de 1850, era uma terra de bandidos e malteses. E é neste território sem lei que tem lugar a história do Bando do Zarolho: o Major, a Morgada, Ferro, Negas e Fininho. Depois do fim da Guerra Civil de 1828-43, o grupo continua a sua luta por D. Miguel, até que, a pouco e pouco, os seus elementos se transformam em ladrõezecos com a cabeça a prémio, um bando de pobres diabos que têm de assaltar os montes para sobreviver. O Major divide-se entre o sentimento de protecção pela Morgada – criatura bravia e indomável que ele jurou proteger -, e a paixão que descobre por Marianita, uma menina de boas famílias que foge de casa num desvario de amor. Perseguidos por Geraldo, que pretende vingar o pai, e por Galamba, oficial traidor que quer salvar Mariana, seguimo-los numa viagem por um Alentejo sem sombra nem lei, onde a justiça tem de ser feita à força e pelas suas próprias mãos. A paisagem alentejana serve de pano de fundo para duelos e paixões, mas também para momentos de grande humor.

FICHA TÉCNICA

realização João Canijo
argumento João Canijo
música Manuel João Vieira
fotografia José Luís Carvalhosa
som Gita Cerveira
montagem Elizabete Fernandes
décors Zé Branco
guarda-Roupa Isabel Branco
chefe de produção Camilo João (Tuxa)
director de produção Alexandre Barradas produtor Paulo Branco
produção Madragoa Filmes / RTP

PORTUGAL – 1990 – 153′ – cor

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

4/3 | 1:1:33
Episódio 1 – 56’
Episódio 2 – 49’

Episódio 3 – 48’

M/12

Extras

“17 Anos Depois…” conversa com João Canijo, Rita Blanco, Fernando Luís, Rogério Samora, Vítor Norte, Rita Loureiro e Manuel João Vieira
Imagens
Capítulos
Filmografia João Canijo

COM

Carlos Daniel, Rita Blanco, Fernando Luís, Canto e Castro, Cremilda Gil, Maria Vieira, António Feio, Rogério Samora, Vítor Norte, Adriano Luz, Nuno Melo, Rita Loureiro, Luís Alberto, Luís Pavão, João Azevedo, Márcia Breia, Miguel Guilherme, Herman José,  Paulo Branco, Isabel de Castro

Outros DVD

CINEMA NOVO
Eryk Rocha
A ARCA RUSSA
Aleksandr Sokurov
NUNO TEOTÓNIO PEREIRA – UM HOMEM NA CIDADE
Joana Cunha Ferreira
A INFÂNCIA DE IVAN
Andrei Tarkovsky
SEM EIRA NEM BEIRA
Agnès Varda
MOSCOVO NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
Vladimir Menshov
HABEMUS PAPAM – TEMOS PAPA
Nanni Moretti
COLECÇÃO MAURICE PIALAT
Maurice Pialat
CONTO DE OUTONO
Eric Rohmer
CHINA – UM TOQUE DE PECADO
Jia Zhang-ke
AS CINZAS BRANCAS MAIS PURAS
Jia Zhang-ke
SONHÁMOS UM PAÍS
Camilo de Sousa, Isabel Noronha
A sua assinatura não pôde ser validada.
A sua assinatura foi realizada com sucesso.

Subscrever Newsletter

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

A sua assinatura não foi cancelada com sucesso. Por favor tente novamente.
A sua assinatura foi cancelada com sucesso.

Pretende deixar de receber a nossa newsletter?