Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservaçãode poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins – afirmam-se sobre a mesma base.
No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.
montagem Edgar Feldman
locução Fernando Alves
pesquisa de arquivo Belandina Vaz imagem Bruno Cabral, EdgarFeldman
som Paulo Basílio
grafismo Rita Gorgulho
edição fotográfica Paulete Matos
actor Gonçalo Amorim
música do genérico final Eletro Cordel
arquivo RTP – Pesquisa e Documentação Ana Silveira Ramos, Dora Ventura, Abel Pontes
produtora delegada RTP Olívia Vasques
agradecimentos Andrea Peniche, Diana Andringa, Eduardo Salazar Diniz, EugénioRosa, Fernando Rosas, Hugo Evangelista, Inês Milagre, Margarida Sousa, Mariana Mortágua, Nuno Milagre, Olímpio‘Nino’ Alves, Rafael Adolfo Coelho, Rui Maia, Rui Simões, Sandro Mendonça, Sara Rocha
realização Jorge Costa
Português legendado em Inglês
4/3
© Midas Filmes