A Vida é um Sopro, Oscar Niemeyer - Midas Filmes

OSCAR NIEMEYER – A VIDA É UM SOPRO

Fabiano Maciel

É possível contar a história de um povo através da sua arquitectura? Dizem que o aspecto mais importante da aparência dos edifícios está no que vislumbramos a respeito das sociedades que os construíram.

Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que a arquitectura de Oscar Niemeyer e outros arquitectos da sua geração é, com certeza, o que de melhor o Brasil produziu. Uma arquitectura com alma própria, inspirada na geografia de nosso país, que acabaria por influenciar arquitectos no mundo inteiro.
Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro é um filme que, sem pretender ser inovador ou genial como o personagem que lhe serve de tema, procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitectura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século.
No documentário, de 90 minutos, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.

FICHA TÉCNICA

argumento e realização Fabiano Maciel
produção executiva Sacha
produção associada Priscilla Martins Celeste
direcção de fotografia Marco Oliveira, Jacques Cheuiche
montagem Joana Collier, Nina Galanternick, Jordana Berg
música João Donato, Berna Ceppas, Kassim, Felipe Poli
som Bruno Fernandes, Roberto Riva
edição de som Brian Higgin
direcção de arte Eduardo Santos / Tape To Tape Bernardo Costa
direcção de produção Andrea Barros pós-produção Lili Cariello
pesquisa Eduardo Guedes, Nuno Godolphin
produção Santa Clara Comunicação

BRASIL – 2006 – 90’ – cor

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Português e Inglês legendado em Português
1:85
Extras

Esboços
Obras
Ícones
Trailer

COM

Com depoimentos de José Saramago, Eduardo Galeano, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Mário Soares e Chico Buarque.

Outros DVD

E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE…?
Agnès Jaoui
DONBASS
Sergei Loznitsa
BÉLA TARR – VOLUME II
Béla Tarr
2 DIAS EM NOVA IORQUE
Julie Delpy
COLECÇÃO 5 FILMES NANNI MORETTI
Nanni Moretti
THE COLLECTION
Bruno de Almeida
MILLA
Valérie Massadian
RAPACE
João Nicolau
LAÇOS DE FAMÍLIA
Daniele Luchetti
MADAME HYDE
Serge Bozon
A PEDRA NÃO ESPERA
Graça Castanheira
MOLOCH
Aleksandr Sokurov